Diagnóstico e avaliação

• Avaliação começa com uma história completa e exame físico com atenção especial aos sinais e sintomas de doenças relacionadas.
  • Febre de 38 º C ou mais durante 3 dias consecutivos, suores noturnos e perda de peso inexplicada maior de 10% em 6 meses antes do diagnóstico correspondem aos sintomas “B” e devem ser sempre pesquisados. Pacientes com febre e perda de peso têm um pior prognóstico. Febre de Pel-Ebstein é a descrição clássica para a febre vespertina diária.
  • Outros sintomas comumente observados incluem linfadenopatia, prurido indolor, dificuldade respiratória, dor induzida pelo álcool e fadiga. Análise cuidadosa de todas as regiões de cadeias linfonodais incluindo o baço e o fígado é necessária. No total, 80% dos pacientes apresentam linfadenopatia cervical, enquanto 50% apresentam linfadenopatia mediastinal. Envolvimento do anel de Waldeyer ou linfonodos mesentéricos é raro (<5%).
  • O LH se espalha em um padrão ordenado e contínuo através de gânglios linfáticos. Com o avanço da doença, metástases hematogênicas podem ocorrer ao fígado e nos ossos.
  • Adequada biópsia cirúrgica revisada por hematopatologista experiente é necessária para estabelecer o diagnóstico. Punção aspirativa com agulha fina não é um meio adequado para o diagnóstico inicial. Testes de laboratório devem incluir: hemograma com contagem diferencial das células, bioquímica básica com DHL, VHS, análise de urina.
  • A tomografia computadorizada do pescoço, tórax, abdome e pelve com contraste ou PET-TC devem ser realizadas.
  • Aspiração e biópsia da medula óssea (crista ilíaca bilateral) são necessárias para o estadiamento avançado, a menos que seja estadio clínico IA a IIA sem anemia ou depressão de qualquer tipo de célula do sangue.
  • Cintilografia óssea na presença de dor óssea, ou fosfatase alcalina sérica elevada ou nível de cálcio.
  • O teste de HIV deve ser considerado em pacientes cuja apresentação da doença é principalmente extralinfonodal. Teste de gravidez e aconselhamento ao controle de natalidade em pacientes em idade fértil deve ser realizado durante a investigação.

Pacto Radioterapia